Como completar conteúdos?

Para nos ajudarem a saber que tipo de textos se encontram nos livros sobre os quais nos falta informação, a forma mais simples será enviarem-nos (colocando aqui nos comentários, por exemplo, ou enviando para o nosso grupo no facebook) duas (ou mais) fotografias da publicação, desde que esta não tenha uma paginação muito variada.

Uma deverá ser uma fotografia de uma página típica, isto é, uma página que não seja nem significativamente mais densa nem significativamente menos densa do que a página média do livro ou revista em causa. Exemplificando com uma página da antologia Por Universos Nunca Dantes Navegados:


(não liguem agora às cores; falarei delas mais abaixo)

Outra, ou outras, deverá ser uma fotografia do índice, devendo contê-lo integralmente. Exemplificando com o índice da mesma antologia:


Isto já nos permite fazer uma ideia bastante concreta das dimensões de cada texto. Mas quem quiser ajudar-nos mais, pode incluir a informação sobre a página em que termina o último texto, que nem sempre corresponde à última página do livro (neste caso é a página 262, conforme adicionei, a vermelho, à segunda fotografia). Quem queira fornecer a ajuda completa, pode usar o nosso sistema de estimativa, que consiste de vários passos:

  1. Contar as palavras contidas em 10 linhas completas de texto. Por exemplo, as linhas assinaladas a amarelo na primeira imagem contêm 130 palavras, o que quer dizer que uma linha completa terá, em média, 13 palavras
  2. Contar as linhas completas e as linhas incompletas de uma página típica. As linhas completas estão assinaladas a verde na primeira imagem e as incompletas a vermelho, e são, respetivamente, 27 e 18.
  3. Dividir as linhas incompletas por 2. Neste exemplo dá 9.
  4. Somar as linhas completas ao resultado de 3). Neste exemplo dá 36. Este é o número médio de "linhas" por página do livro.
  5. Multiplicar as linhas por página pelas palavras por linha para obter o número médio de palavras por página. Neste exemplo multiplica-se 36 por 13 e obtém-se 468. É um livro particularmente denso; normalmente, o número de palavras por página ronda as 300-350.
  6. Multiplicar as palavras por página pelo número de páginas de cada conto, para se ficar a saber se é conto, noveleta, etc. Neste caso, a página 91 pertence à história Littleton, que ocupa 113-79=34 páginas (obtidas no índice). Multiplicando 34 por 468 o resultado é 15912, o que faz com que Littleton seja uma noveleta.

Na verdade, Littleton não é tão grande; é uma noveleta, sim, mas só tem 13987 palavras. A diferença de 1925 palavras, ou 13,8%, deve-se, em parte, ao facto de a noveleta propriamente dita não começar na página 79, como vem no índice, mas sim na página 80. A página 79 é uma página de rosto, contendo o título e uma breve introdução. Ou seja: as páginas não seriam 34, mas 33. Mas há mais: a noveleta também não termina na página 112, que está em branco, mas sim na página 111, e ocupa tão poucas linhas desta última que, na prática, é possível ignorá-la. Ou seja, em vez de 33 páginas deveríamos fazer as contas com 31. E fazendo-as com 31 páginas, o resultado é de 14508. Um erro (motivado por não ser possível, a olho, saber ao certo quão média é a página média escolhida) de 521 relativamente ao valor verdadeiro, ou 3,7%. Muitíssimo aceitável, portanto.

O que isto significa é que o simples envio destas fotografias, apesar de poder dar-nos uma ideia razoavelmente sólida sobre as dimensões dos textos e já constituir uma ajuda significativa, não permite uma estimativa precisa e pode ocasionar alguns erros (por exemplo, um conto com 7000 palavras, se for sobrestimado em 13,8% "ficará" com 7966 palavras, o que já cai no âmbito das noveletas). Para que a estimativa seja tão precisa quanto possível, seria necessário que quem tem a possibilidade de ter as publicações na mão fizesse estas contas para cada um dos seus textos, ou pelo menos que nos informasse sobre quantas páginas cada um deles ocupa efetivamente.

Para aqueles que quiserem ir além do simples envio das fotografias, disponibiliza-se uma folha de cálculo no Google Docs que pode ser usada para fazer os cálculos necessários. A folha está em modo "view only" para a generalidade das pessoas; os que quiserem interagir com ela deverão solicitar acesso.

2 comentários:

  1. Gostaria de colaborar com o Bibliowiki que me ajudou bastante. Tenho uma vasta coleção de livros de FC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então venha daí essa colaboração. Neste texto está descrita uma forma muito útil de ajudar, e há em https://docs.google.com/spreadsheets/d/1mhOJCAQbD7Jilr8MPNqwR1rVv62bWb6iIOqJPzZJTPc/edit?usp=sharing uma lista das obras já presentes no wiki que têm, ou não, os conteúdos em ordem. Neste momento são 576 as que têm tudo em ordem e 790 as que não têm. Há muita informação em falta, portanto.

      Eliminar